Com uma história rica e de grande relevância no futebol brasileiro, o Atlético-MG acumula inúmeros títulos ao longo de seus 115 anos de existência. Em linha com a tradição de que cada clube tem seu mascote característico, o clube adotou o Galo em 1930, sendo desenhado pelo mesmo artista que criou a Raposa, do Cruzeiro.
O chargista Fernando Pierucetti, mais conhecido como Mangabeira, no final da década de 30, concebeu o desenho do Galo como o principal símbolo do Atlético-MG. A explicação fornecida por ele era que o clube sempre foi uma equipe de grande determinação, assemelhando-se a um galo de briga que nunca desiste e luta até o fim.
“O Atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um galo de briga, que nunca se entrega”, disse Mangabeira.
Quinze anos depois, o Galo passou por um redesenho, e a partir de 1950, o mascote começou a ganhar popularidade entre os torcedores, sendo incorporado ao grito de guerra do clube. Em 2005, o mascote passou por uma nova modificação em seu desenho, transformando-se no “Galo Doido”, o leal companheiro do Alvinegro em todos os jogos.
Galo Doido entre os melhores
O Galo Doido alcançou uma notoriedade internacional de sucesso, já que ele foi destacado em uma lista dos 20 melhores mascotes do futebol mundial, anunciada no final do ano passado pela plataforma digital OneFootball. Confira:
- Galo Doido – Atlético-BRA
- Gunnersaurus – Arsenal-ING
- Dino Hermann – Hamburgo-ALE
- Amunt – Valencia-ESP
- Fritzle – Stuttgart-ALE
- Jolly Green Giant – Yeovil Town-ING
- Crusty the Pie – Wigan-ING
- Groguet – Villarreal-ESP
- Juenter – Morussia M’gladbach-ALE
- The Mighty Mariner – Grimsby Town-ING
- Supercucumber – Leganés-ESP
- Kingsley – Partick Thistle-ESC
- Boiler Man – West Brom-ING
- Txurdin – Real Socidad-ESP
- Rammie – Derby County-ING
- Milanello – Milan-ITA
- Jenny The Giraffe – Sutton United-ING
- Palmerín – Betis-ESP
- Erwin – Schalke 04-ALE
- Jay – Juventus-ITA