Nesta sexta-feira (26), acontece o último dia de cadastramento de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte em 2024. A expectativa da prefeitura é de credenciar 17 mil pessoas para trabalharem durante os dias de folia na capital mineira.
Apenas no primeiro dia de credenciamento, terça-feira (16), cerca de 2 mil pessoas se registraram no Colégio Marconi, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital. Em 2023, a prefeitura credenciou 16.117 ambulantes para o Carnaval da cidade. A expectativa é que, este ano, a capital mineira atraia cerca de 5,5 milhões de foliões em 2024.
A credencial é pessoal e intransferível, e dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro – período oficial da folia na capital.
No entanto, é necessário que o profissional respeite as normas descritas no edital, como a proibição de venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.
Para se cadastrar, os ambulantes devem apresentar os seguintes documentos:
Identidade com foto
CPF
Comprovante de residência
Também é necessário que o ambulante seja maior de 18 anos e residente em Belo Horizonte.
Serviço
Hora: 12h às 20h
Local: Colégio Marconi (Rua Paracatu, 1.574, Bairro Santo Agostinho)
Primeiro dia de credenciamento foi marcado por filas e confusão: