Nas últimas semanas, a Caixa Econômica Federal anunciou o pagamento de um auxílio para todos os trabalhadores que recebem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e estão atuando com carteira assinada dentro do regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Dessa forma, os repasses são referentes ao Saque Calamidade do FGTS, uma modalidade que permite aos trabalhadores sacarem o saldo de suas contas por necessidades pessoais urgentes e graves relacionadas a desastres naturais. Conforme informou a instituição, o saque é uma medida emergencial destinada aos trabalhadores que estão enfrentando situações de vulnerabilidade.
Como solicitar o saque?
O valor do saque corresponde ao saldo disponível na conta do FGTS na data da solicitação, com um limite de até R$ 6.220,00. Para solicitar, os trabalhadores devem seguir alguns passos simples, sendo possível escolher entre realizar o processo pelo aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal, mediante a apresentação de documentos.
Abaixo, está um passo a passo de como solicitar o saque através do aplicativo:
- Acesse o aplicativo do FGTS e clique em “Meus Saques”.
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”.
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”.
- Escolha o município e clique em “Continuar”.
- Escolha a forma de receber o FGTS: crédito em conta bancária ou saque presencial.
- Envie os documentos solicitados dentro do aplicativo.
- Confira os documentos anexados e confirme.
Quais os requisitos para receber o saque?
Conforme informou a Caixa, a liberação dos valores será disponibilizada após o reconhecimento oficial de situação de emergência ou estado de calamidade pública, decretado pelo governo local e publicado em até 30 dias após o desastre natural. Dentre os desastres naturais abrangidos é possível citar alguns, como: enchentes, inundações, alagamentos, vendavais, tornados, entre outros eventos catastróficos.
Além disso, a medida deve atingir principalmente municípios da Região Sul do país, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de algumas cidades do estado de Minas Gerais, na região Sudeste. A situação deixou muitas famílias em vulnerabilidade e os municípios tiveram estado de calamidade pública decretada pela Defesa Civil.
Quais cidades recebem o Saque Calamidade?
Conforme o anúncio oficial da Caixa, o órgão identificou 83 cidades dos estados citados que se qualificam para o Saque Calamidade do FGTS. Por exemplo, em Diamantina, em Minas Gerais, que está disponibilizando os valores do saque até dia 20/02/2014. Os beneficiários já podem realizar seus saques, pois alguns deles já foram liberados. Porém, o recomendado é consultar as datas oficiais divulgadas pela Caixa Econômica Federal.
Além do saque-calamidade, o Fundo de Garantia também disponibiliza outras modalidades de saque, como o saque-aniversário, que se adequam às condições dos clientes, conforme a necessidade. Por isso, antes de solicitar qualquer saque, é recomendado analisar todas as opções a fim de determinar qual apresenta as melhores oportunidades conforme a situação do beneficiário.
Para consultar a lista completa das cidades, clique aqui.