Uma nova atualização do iOS está prestes a chegar nos aparelhos da Apple de todo o mundo. Previsto para junho deste ano, o iOS 18 irá adicionar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ao sistema, conforme anunciado por Mark Gurman, da Bloomberg. Dentre as ferramentas de IA generativa que serão anunciadas na WWDC 2024, estão as melhorias inseridas no assistente de voz da Apple, Siri.
Veja também: Recurso secreto do iPhone pode te ajudar a lavar as suas roupas; veja como
Essa nova funcionalidade vai se somar aos recursos de autorresumir e autocompletar, que poderão ser adicionados aos aplicativos no iOS 18 por meio do modelo de linguagem Ajax da Apple. Com a inteligência artificial, o sistema conseguirá auxiliar o funcionamento de diversos aplicativos, como o Apple Music na criação de playlists para os usuários.
Contudo, mesmo que Gurman esteja confiante na liberação dos recursos de IA pelo iOS 18, muitos dos recursos esperados não serão lançados antes de 2025. Isso porque a Apple pode precisar de um tempo maior para liberar os recursos com a mínima possibilidade de falha.
“Apple está muito atrás na IA”
Ao comentar sobre o uso da IA pela Apple, Gurman afirma que a Apple está muito atrás de seus concorrentes. “Começando com a IA generativa, as ferramentas da Apple – quando lançadas – virão quase dois anos após o ChatGPT começar a conquistar o mundo, cerca de um ano após a Amazon anunciar sua Alexa reformulada e cerca de um ano e meio após a Microsoft e o Google lançarem seus novos serviços. Mesmo para a Apple, isso é uma grande lacuna”, afirmou.
Além disso, Gurman afirmou ainda que “a Apple está muito atrás na IA e é um grande risco para uma empresa que se considera a principal inovadora em tecnologia para consumidores”.
Inteligência Artificial no iOS 18
Por ter se tornado presente nos mais diversos âmbitos, os indicativos mostram que o uso da Inteligência Artificial não irá retroceder. Assim, os usuários já ligam a IA a modernidade dos aparelhos, buscando por soluções que otimizem seu tempo e facilite o uso dos recursos disponibilizados.
No entanto, por mais que a IA seja popular e auxilie o usuário, é importante levar em consideração a privacidade. Chatbots de IA, por exemplo, guardam um excesso de dados dos usuários. Por fim, é esperado que a Apple lance a IA no iOS 18 juntamente com diversos recursos que garantam a privacidade de seus clientes.