O Ministério da Educação (MEC) oferece 402.092 bolsas na primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (ProUni) a partir desta sexta-feira (19). São 304.638 bolsas integrais e 97.454 parciais, com desconto de 50%. Segundo o governo, esta é a maior oferta de vagas do programa desde o lançamento da iniciativa, em 2005.
A consulta sobre as bolsas pode ser feita no portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior. A página traz informações sobre os cursos disponíveis, instituições participantes, turnos e locais. São 15.482 cursos de 1.028 centros de ensino.
O programa oferece bolsas de ensino em universidades privadas para cursos de graduação. São dois processos seletivos por ano (um por semestre), tendo como público-alvo o aluno sem diploma de nível superior.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
São Paulo é o estado com o maior número de bolsas, sendo 103.282 ao todo (81.069 integrais e 22.213 parciais. Em seguida aparecem Minas Gerais (39.640 vagas), Paraná (35.572), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905). Os interessados podem conferir a lista completa, por unidade federativa, no site do MEC.
Quem pode participar?
Podem ser beneficiários do ProUni estudantes e professores da rede pública de ensino. Os educadores precisam lecionar na educação básica e fazerem parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública em que atuam.
Os estudantes devem atender aos seguintes requisitos: terem cursado todo o ensino médio em escola pública; terem realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior ao processo seletivo de que estão participando e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; terem renda familiar de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) e três salários mínimos (para bolsas parciais) mensais por pessoa; e não terem diploma de curso superior.
Alunos da rede privada também pode participar, desde que preencham requisitos referentes ao Enem e renda familiar, não tenham diploma de ensino superior e tenham cursado todo o ensino médio em escola particular como bolsistas integrais ou parte como bolsistas integrais na rede privada e parte na rede pública.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No momento do acesso, são pedidos documentos como o número de inscrição e senha cadastrados no Enem (referente à edição imediatamente anterior ao ano vigente); informações de contato; informações pessoais; informações sobre renda e composição familiar; informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o ensino médio.
As chamadas são divulgadas no Portal do Prouni e nas instituições de ensino indicadas no ato da inscrição. As datas dos resultados são definidas no edital. Na etapa seguinte, os candidatos devem comparecer à instituição de ensino onde foram aceitos com a bolsa do programa e entregar a documentação necessária.