Não é de hoje que a babosa é utilizada para tratamentos cosméticos e capilares. De fato, a planta, que é considerada uma suculenta, ainda faz muito sucesso pelos seus benefícios hidratantes.
Porém, seu uso na pele do rosto e couro cabeludo requer cuidados específicos e formas corretas de utilização, como o SaúdeLab mostrará hoje se você está hidratando o cabelo com babosa corretamente.
Aliás, existem maneiras corretas as quais você deve se atentar para o manuseio e uso da babosa. Isso porque, em muitos casos, a utilização incorreta pode gerar queimaduras e alergias na pele, e por isso o ideal é estar atento aos cuidados. Além disso, o uso no rosto e cabelo seguem métodos diferentes. Confira agora!
Conheça os benefícios da babosa e saiba como utilizá-la
De acordo com especialistas, o maior benefício da babosa é justamente seu alto poder de hidratação. Isso acontece pois ela é uma planta rica em mucilagens, substâncias químicas que possuem um alto poder de retenção de água. Dessa forma, a famosa aloe vera pode ser utilizada como hidratante natural para a pele e cabelos.
Nesse sentido, a babosa também pode ajudar a reduzir a caspa, já que possui efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos, que auxiliam no combate à dermatites no couro cabeludo.
Ademais, seu uso como hidratante facial também é recomendado, pois além de conferir hidratação, ela também impede a perda de água na pele. Assim, alguns estudos apontam que o uso frequente da babosa atenua rugas e combate o envelhecimento precoce.
Portanto, confira agora como adquirir todos esses benefícios utilizando a babosa da forma correta!
Cuidados ao manipular a aloe vera
A babosa contém uma substância tóxica chamada aloína em sua casca, que pode ocasionar irritações e mesmo lesões na pele. Por isso, é necessário fazer um manuseio correto da planta. Desse modo, sempre utilize luvas ao cortar seus caules, e comece cortando as laterais espinhentas.
Você verá um líquido amarelo fétido escorrer dos cortes, o qual compõe a toxina da planta, Assim, deixe-o escorrer, aguardando alguns minutos antes de manusear o caule. Com o auxílio de uma faca, retire todo o gel da planta, sem deixar pedaços da casca nele. Não deixe esse líquido entrar em contato quando estiver hidratando o cabelo com babosa.
Hidratando o cabelo com babosa
Para uso como hidratante capilar, bata o equivalente a duas colheres de sopa do gel no liquidificador. Após lavar os cabelos, aplique o gel mecha por mecha nos cabelos, do couro cabeludo às pontas e deixe agir por 30 minutos, enxaguando em seguida. Do mesmo modo, você pode fazer esse mesmo procedimento misturando o gel à sua máscara capilar, na proporção de meio a meio.
Assim, quando estiver hidratando seu cabelo com babosa, aproveite para relaxar e deixar agir no tempo certo. Os resultados são garantidos!
Como utilizar a babosa no rosto
Para utilização na pele do rosto, o ideal é misturar o gel da babosa à outros componentes, que potencializarão os seus efeitos. Assim, misture cerca de 2 colheres de sopa do gel da planta à 200ml de água, adicionando 3 gotas de óleo essencial de sua preferência, como o óleo de rosa mosqueta. Bata a mistura no liquidificador e aplique na pele limpa, deixando a mistura agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue a pele. Ademais, esse ritual pode ser feito de uma a duas vezes por semana.
Dica: você pode congelar a babosa batida no liquidificador por até 15 dias, guardando-a em saquinhos ou em forminhas de gelo, para ir usando durante a semana.
E aí, que tal começar a utilizar a babosa para realçar sua beleza, cuidar da pele e hidratando os cabelos?
Leia também:
- 5 benefícios do alecrim para o cabelo e como usar
- Conheça os principais benefícios do café nos cabelos, como usar corretamente?
- 4 benefícios da beterraba para o cabelo e como usar; seus fios nunca mais serão os mesmos
A gente ama um cabelo com brilho e movimento, não é mesmo? Mas o processo para obter fios saudáveis pode ser custoso e tomar tempo. Porém, existem formas de reduzir tempo e dinheiro investido para cuidar do nosso cabelo.
E essas formas podem ser feitas em casa mesmo. Usando produtos naturais ou até mesmo o que você já possui de cremes no armário. Então, aprenda agora a cuidar bem dos seus fios, no conforto do seu lar, e sem gastar muito!