Com dupla cidadania, saltador nasceu nos Estados Unidos e representava o Canadá
Shawn Barber, campeão mundial de salto com vara do Canadá, morreu aos 29 anos em sua casa no Texas, Estados Unidos.
O anúncio foi feito na última quinta-feira, 18, por seu agente, Paul Doyle, em uma publicação no Instagram. A causa da morte não foi revelada. Barber tinha dupla cidadania, norte-americana e canadense.
O saltador conseguiu o título mundial em 2015, em Pequim, quando alcançou 5,90 metros (m) num salto. Ele conquistou outro grande feito no mesmo ano em Toronto, nos Jogos Pan-Americanos.
Shawn Barber era recordista canadense
“Um amigo que nunca será esquecido”, escreveu o agente no perfil da Doyle Management. “O saltador olímpico canadense Shawn Barber faleceu. Ele é atualmente o recordista canadense com seu recorde pessoal de 6 m e foi campeão mundial de salto com vara em 2015. Shawn também foi finalista olímpico nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Sentiremos muita falta dele.”
O recorde canadense indoor foi estabelecido em 6 m em 2016, no Pole Vault Summitt, por Barber. Ele também atingiu 5,93 m em julho de 2015, para estabelecer a marca outdoor, segundo o jornal O Globo.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
Shawn Barber conquistou o bronze em Glasgow, na Escócia, em 2014. Em 2018, o saltador conquistou a prata nos Jogos da Commonwealth de Gold Coast. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, ele ficou em décimo depois de ultrapassar os 5,50 m.
Nasceu como Shawnacy Campbell Barber em 27 de maio de 1994 em Las Cruces, Novo México (Estados Unidos), filho de pai canandese. Barber escolheu representar o Canadá nas competições internacionais em vez dos Estados Unidos porque o salto com vara tinha mais relevância entre os canadenses. Ele tinha 1,91 m de altura e se declarou gay em abril de 2017.