Publicado em: 14 de janeiro de 2024
Estudantes terão até o dia 31 de março para realizarem o procedimento
GUILHERME STRABELLI
O cadastro e recadastramento de estudantes para a utilização do transporte escolar gratuito na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, começa nesta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024. O prazo de inscrição segue até o dia 31 de março. Os estudantes inscritos em 2023 deverão renovar o cadastro para este ano.
O benefício é garantido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, que atende os estudantes da rede pública municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e da rede estadual (ensinos Fundamental e Médio), oferecendo fretamento de passe escolar gratuitos.
Para ter direito, os estudantes devem morar na zona rural ou em local com difícil acesso à escola ou residir a mais de dois quilômetros da unidade escolar em que está matriculado. É necessário ter em mãos a declaração atualizada da escola, exclusiva do Programa Municipal de Transporte Escolar, e um comprovante de endereço recente.
Inscrições
A inscrição pode ser feita pela internet. É preciso ter acesso a um e-mail e preencher a ficha disponível no site da Prefeitura. Basta clicar em “Cadastramento para Programa Municipal de Transporte Escolar” na página inicial e seguir as instruções.
Para fazer o cadastramento online para a modalidade passe escolar, é preciso ter os documentos exigidos em mãos (ver a relação completa abaixo) e preencher o formulário. Após o envio da solicitação, o setor competente realizará a análise da documentação e do direito ao benefício, disponibilizando seu parecer em até cinco dias úteis.
O usuário receberá um e-mail de confirmação, se aprovado, e um arquivo. Automaticamente, os dados do usuário serão enviados para a loja de cartão, para atualização do mesmo. O usuário, então, precisará ir à loja, renovar sua foto (reconhecimento facial) e aguardar a permissão de recarga. Após este processo, o usuário poderá comparecer ao setor de recarga, levando seu cartão de passe escolar para ser preenchido.
No caso do cadastramento na modalidade fretamento, o processo é semelhante. Apenas na última etapa, após o usuário receber um e-mail de confirmação, se aprovado, e um arquivo, automaticamente, os dados do usuário serão enviados para confecção de carteirinhas de ônibus.
Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte
Compartilhe a reportagem nas redes sociais: