Mathieu Heijboer é hoje um dos treinadores mais importantes na Visma-Lease a Bike com a relação à configuração de bicicleta. No entanto, sua trajetória nem sempre foi assim, e Heijboer atribui a Primoz Roglic o mérito de tê-lo auxiliado na construção de sua reputação, dentro da equipe.
Guidão que ninguém mais tinha
“Primoz estava prestes a começar a vencer Grand Tours, então dissemos que tínhamos que personalizar o cockpit”, lembra Heijboer em conversa com seu chefe na Visma-Lease a Bike, o diretor esportivo Merijn Zeeman, no podcast deste último, chamado Gamechangers.
“Com aqueles guidões de Contrarrelógio feitos sob medida, ficou mais leve e aerodinâmico. Então senti: se isso não funcionar, falhei. Isso foi ousado, então fizemos um guidão que ninguém mais tinha.”
Felizmente para Heijboer, as modificações realizadas na bicicleta de Contrarrelógio de Roglic e na equipe Visma, mostraram-se incrivelmente eficazes. Como consequência, nos anos seguintes, o status de Heijboer apresentou um crescimento exponencial dentro da equipe, conforme Zeeman ilustra com uma anedota.
“Em sete anos, Mathieu conseguiu chegar tão longe que Richard Plugge e o gerente comercial Sander Kruis visitam Mathieu pela primeira vez quando recebem ofertas de novos patrocinadores”, Zeeman ri. “Nove em cada dez são descartados antes mesmo de fazerem uma oferta”, finaliza Merijn Zeeman.