Desde a ascensão da inteligência artificial (IA), diversos trabalhadores têm perdido seu espaço para a nova tecnologia. Conforme um estudo do banco de investimento Goldman Sachs, divulgado em julho de 2023, a IA poderá substituir 300 milhões de trabalhadores nos próximos anos.
O estudo revela que a Europa e os Estados Unidos seriam os lugares mais impactados, com 1/4 da força de trabalho que provavelmente vai ser substituída por robôs.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), em parceria com a Fundação Dom Cabral, até 2027, mais de 20% dos atuais postos de trabalho vão ser modificados. Alguns serão criados, outros vão sofrer alguma transformação, ou até desaparecer.
Afinal, o que é a inteligência artificial?
Em entrevista a Oeste, a professora Talita Salles Coelho, que é engenheira da computação do Centro Universitário FMU, explica que “a IA é um campo da ciência que busca desenvolver sistemas inteligentes, capazes de desenvolver máquinas e empregá-las para realizarem tarefas humanas de maneira autônoma”.
Com essa tecnologia, as máquinas vão se tornar “inteligentes”. Portanto, serão capazes de receber dados, interpretá-los, identificar padrões e, assim, gerar resultados.
Leia também: “A inteligência artificial muda o mundo”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 197 da Revista Oeste
“Desde a década de 1950, a IA vem sendo estudada e diversos trabalhos científicos relevantes vêm sendo desenvolvidos na área”, explica Talita. “Alan Turing, o ‘pai’ da IA, formulou o Teste de Turing, buscando avaliar a habilidade de uma máquina em apresentar um comportamento inteligente, que não pode ser distinguido do comportamento humano.”
A professora disse que, “com o avanço da tecnologia, a IA vem ganhando força”. “Em especial, com o surgimento do ChatGPT, o interesse das pessoas pelo tema aumentou significativamente”, acrescentou.

Como essa tecnologia funciona
Segundo Talita, “o funcionamento da IA baseia-se na combinação do alto poder computacional de processamento, grandes volumes de dados disponíveis e modelos de dados”.
“É importante ressaltar que a IA é uma área muito complexa, que engloba diferentes conceitos”, explica a professora. “Um dos seus principais ramos é o Machine Learning, também conhecido como Aprendizado de Máquina, que permite que o computador se torne inteligente e melhore seu desempenho por meio de uma base de dados.”
Talita disse que, por exemplo, o Machine Learning pode identificar um perfil de um usuário e lhe oferecer recomendações de conteúdo e serviços personalizados, dentre outras funções.
Quais tipos de emprego a inteligência artificial vai “criar” e “extinguir”
Maria do Carmo de Oliveira, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Área Lifelong Learning, do Centros Universitário FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), revela que, como a sociedade atual é tecnológica, diversas áreas foram automatizadas.
“Então, tudo que é trabalho manual, como técnico em contabilidade, escriturário de contabilidade, caixa de banco e escriturários, tende a ser automatizado”, explica Maria.
A coordenadora também ressalta que, como a “inteligência artificial armazena milhões de dados rapidamente, o trabalho que era feito por um escriturário e que levava muitos dias para o levantamento de dados, hoje por ser feito com apenas um clique”.
A professora Talita disse que setores de atendimento ao cliente, cujas funções envolvem perguntas e respostas frequentes, geralmente “simples e práticas”, poderão ser substituídas.
Por exemplo, em julho deste ano, o diretor-executivo Suumit Shah, da empresa indiana Dukaan, trocou 90% dos funcionários que trabalham no serviço de atendimento ao consumidor por um chatbot de IA, semelhante ao ChatGPT.
We had to layoff 90% of our support team because of this AI chatbot.
Tough? Yes. Necessary? Absolutely.
The results?
Time to first response went from 1m 44s to INSTANT!
Resolution time went from 2h 13m to 3m 12s
Customer support costs reduced by ~85%Here’s how’s we did it ????
— Suumit Shah (@suumitshah) July 10, 2023
Trabalhos manuais e operacionais com tarefas repetidas, call centers com consultas comuns e resolução de problemas simples, transporte com o avanço em veículos autônomos e seguros com avaliação de riscos devem ser impactos pelas novas tecnologias.
Embora diversos trabalhos “comuns” desapareçam, os avanços tecnológicos vão permitir a criação de novos empregos, como desenvolvimento e manutenção de sistemas de IA e “formas de interação do homem com o computador”.
Leia também: “Google lança seu maior modelo de inteligência artificial: o Gemini”
“É fundamental que os profissionais se adequem e se requalifiquem para os novos cargos e habilidades que serão exigidas”, revela Talita. “Com isso, diminuirá os impactos negativos e os farão aproveitar as novas oportunidades criadas.”
A coordenadora Maria informou que “a parte administrativa” da inteligência artificial ainda precisa de um trabalho de interpretação humana, especialmente nas áreas de desenvolvimento, análise e conexão de dados.
“Cada vez mais o mercado precisa de pessoas com três características vitais: criatividade, poder de resolução de problemas complexos e negociação”, explica Maria. “Essas são características cada vez mais procuradas nos candidatos.”
Leia mais: “Moraes faz reunião para tratar da regulamentação da inteligência artificial”
A coordenadora ressalta que ainda é necessário compreender as tecnologias usadas em cada área, descobrir quais os softwares e aplicativos utilizados e quais são os melhores sistemas.
“Esses profissionais precisam também saber lidar bem entre equipes, ter uma capacidade boa de relacionamento e competências para resolução de problemas complexos, pois, cada vez mais, os profissionais são multitarefas e precisam interagir com vários times e equipes de trabalho”, acrescentou a especialista.