O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um alerta até sábado, 30; episódios semelhantes poderão ocorrer
Ondas gigantescas atingiram a praia de Ventura, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). O fenômeno ocorreu nesta quinta-feira, 28, resultando em inundações e deixando oito pessoas feridas. Os salva-vidas realizaram múltiplos resgates, muitos de curiosos que se reuniram para ver a sequência de ondas da areia e acabaram surpreendidos por elas.
Várias ruas ao longo da praia foram invadidas pela força da água, deixando muitos veículos presos.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Um salva-vidas foi puxado pelos espectadores pelos braços para fora da água, aparentemente depois de ele ficar exausto tentado lutar contra a forte correnteza.
Vários vídeos foram compartilhados nas redes sociais, Neles, é possível ver uma onda inesperada ultrapassando uma pequena barreira na praia, fazendo com que as pessoas fugissem e arrastando várias delas pela água.
Um homem aproveitou a rua que virou mar para praticar paddleboarding com a filha. Os moradores relataram nunca terem presenciado ondas desse tamanho.
“Sou um cara do mar. Navego, mergulho”, disse Brian Scott. “Essas eram ondas de mais de mais de 4 metros de altura. Nunca vi isso. Estou aqui há 10 anos.”
O que dizem os meteorologistas norte-americanos sobre as ondas gigantes na Califórnia
Um aviso de maré alta foi emitido pelos meteorologistas às 4 da manhã desta quinta-feira, 28, e permanecerá em vigor até às 22h deste sábado, 30.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informa que algumas áreas locais podem registrar ondas com mais de 4 metros de altura nas próximas horas.
A costa da cidade de Ventura e as praias de Hermosa, Manhatta e Palos Verdes devem sofrer os impactos mais significativos. A costa central da Califórnia também tem previsão para ser severamente afetada.
Todas as praias públicas da região ficarão fechadas até o domingo, 31. Em Los Angeles, as praias estão sob aviso de cuidado. Apesar do alerta, muitos surfistas apareceram em Seal Beach, na região metropolitana, para pegar ondas.
O alerta de maré alta emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia vai além da Califórnia e inclui também os Estados do Oregon, Washington e partes do Havaí.